• CLONES Resistentes
    CLONES Resistentes

     

     

     

     

     

    Clones resistentes, Banco de Germoplasma, Portugal. 2014

  • CASTANHEIRO Centenário
    CASTANHEIRO Centenário

     

     

     

    Lagarelhos, Bragança, Portugal. 2014

  • POLINIZAÇÃO
    POLINIZAÇÃO

     

     

     

     

     

    Rebordaínhos, Trás-os-Montes, Portugal. 2013

  • SOUTO Paisagem de Inverno
    SOUTO Paisagem de Inverno

     

     

      

    Serra de São Mamede, Marvão, Portugal, 2014.

  • TALHADIA
    TALHADIA

     

     

     

     

       

    Serra de São Mamede, Portugal, 2014

  • AMENTILHOS
    AMENTILHOS

     

     

     

     

     

    Rebordaínhos, Trás-os-Montes, Portugal. 2014

  • OURIÇOS
    OURIÇOS

     

     

     

     

     

    Bragança, Trás-os-Montes, Portugal. 2014

  • OURIÇOS
    OURIÇOS

     

     

     

     

     

    Serra de São Mamede, Portugal. 2014

  • SOUTO Paisagem de Verão
    SOUTO Paisagem de Verão

       

     

     

    Serra de São Mamede, Portugal. 2014

bullit verde 1 O projecto

 

PERCAST é um projecto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico e aplicado que visa a produção de porta-enxertos resistentes de castanheiro. 

 

Inserindo-se no domínio do melhoramento vegetal, promove o trabalho em rede e cooperação com todos os agentes da fileira quer pela constituição de consórcios de investigação e desenvolvimento, nacionais ou internacionais, envolvendo as universidades, as escolas e os centros e institutos de investigação e desenvolvimento tecnológico, quer pelo envolvimento das empresas de produção, de transformação, de comércio e serviços, e ainda as comunidades rurais. 

Tem como objectivo imediato investigar e desenvolver novos produtos e processos e transpô-los para a produção agroflorestal, visando o crescimento inteligente e o desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e inovação. Do laboratório para o mercado, promove a inovação empresarial, a qualificação dos recursos humanos, a competitividade e a internacionalização numa lógica de excelência científica e especialização inteligente, e de afirmação e visibilidade no mundo actual de acelerada globalização. 

Alinhando-se com as actuais orientações e directivas dos programas nacionais e comunitários, e também das convenções internacionais, particularmente as respeitantes à preservação e utilização dos recursos genéticos e às alterações climáticas, tem como outros objectivos responder a alguns desafios societais e ambientais que estão directamente relacionados. 

Dotando-se de uma visão, missão e valores, este projecto serve de modelo de actuação e de estímulo na criação de um mercado único de conhecimento, de investigação e de inovação.

O projecto PERCAST tem uma estrutura organizativa constituída por Grupos e Núcleos de Investigação, coadjuvados por Serviços Técnicos e Administrativos, e uma estrutura funcional constituída por um Programa de Investigação, coordenado por um Coordenador Científico e apoiado por um Concelho Científico.

 

bullit verde 1 O programa PROCAST

 

PERCAST é um projecto integrado no Programa de Desenvolvimento da Fileira da Castanha e do Castanheiro (PROCAST). Este programa desenrola-se numa série de componentes que constituem um quadro lógico de domínios e objectivos temáticos, visando cobrir uma série de medidas no desenvolvimento de toda a cadeia de valor desta fileira, promovendo todos os segmentos e áreas de actividade económica relacionadas, de uma forma organizada, estruturada e funcionalmente coerente.  

Resumidamente, este programa desenrola-se pelos seguintes domínios temáticos:

Domínios
Temáticos
 A  Investigação e desenvolvimento tecnológico 
B Inovação empresarial e desenvolvimento económico
C Desafios societais e ambientais
D Qualificação, competitividade e internacionalização

 

bullit verde 1 A sigla, a marca e o selo 

 

PERCAST é a sigla formada pelo acrónimo da expressão `Porta-enxertos Resistentes de Castanheiro`.

PERCAST® é também a primeira Marca Nacional verbal que serve de sinal adequado para distinguir no mercado os produtos ou serviços relacionados com o desenvolvimento de porta-enxertos resistentes de castanheiro, assegurando os critérios de autenticidade, de controlo, e de rigor científico. [Para mais informações por favor consulte o Decreto-Lei n.º 143/2008, de 25 de Julho].

Castanea Resistant® é a primeira Marca Nacional mista e selo que serve uma forma prática para facilmente se visualizar, distinguir e reconhecer os produtos ou serviços relacionados com o material vegetal de castanheiros resistentes, especialmente junto aos agentes económicos da fileira, incluindo os agricultores, visando transmitir uma identidade visual de autenticação e transmissão de confiança, evitando a contrafacção.

Estas identidades verbais e visuais servem também um regime de marketing e de publicidade, servindo de instrumentos na promoção do nome, da imagem e da visibilidade da excelência dos produtos e serviços desenvolvidos, concorrendo, deste modo, para incrementar positivamente os factores de competitividade e internacionalização. 

A marca e o selo servem também para autenticar documentos, rótulos e etiquetas, sejam eles os que acompanham os materiais vegetais sejam eles os que estão na base da celebração de acordos de agenciamento. 

Para conhecer em Portugal a área comercial da marca PERCAST®  por favor consulte o PERCAST Portugal.  

 

bullit verde 1 Este portal

 

Este portal de internet serve não só de instrumento de trabalho a todos os investigadores e colaboradores envolvidos no projecto PERCAST mas também de plataforma de apresentação, de divulgação de informação e de demonstração e transferência de resultados alcançados a todos os seus utilizadores. 

Procure navegar no mapa do sítio e encontrar todas as informações que necessite. 

Para mais informações, por favor contacte-nos através dos canais disponíveis no menu Contactos.